Valor atual

20-08-2019 12:44

 

1. Introdução A globalização dos mercados, dos produtos, dos processos, dos comportamentos, dos … têm contribuindo para o progressivo desenvolvimento dos mercados de capitais já que, sendo cada vez mais frequente encontramos empresas que beneficiando de um dos aspetos mais relevantes da globalização procuram encontrar financiamento em vários mercados, procuram fazer cotar os sus valores mobiliários em várias praças financeiras, criando necessidade de informação relevante e fiável para a tomada de decisão, informação que deverá ser harmonizada, entendível ao universo de todos os utentes das informações financeiras. ~

A globalização trouxe consigo a necessidade de antever os acontecimentos num futuro próximo, de forma a que as empresas conseguiam sobreviver neste mercado extremamente competitivo. 

A característica qualitativa da informação financeira denominada de custo histórico, foi derrogada para segundo plano, em detrimento de novas bases de mensuração que conseguissem quantificar as virtualidades do chamado valor real atual. 2. Conceitos - Valor atual (definição) Fórmula matemático-financeira O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é:

∗ A fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. 

∗ É o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam a valer atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo. ........

 

....... veja o seguinte ficheiro e fique esclarecido ..... 

                            valor.atual.CFA.pdf (1,8 MB)

 

*O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é:
*
* A fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.
*
* É o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam a valer atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo.

 

*Relativamente a uma mesma quantia, a nossa preferência vai no sentido de a receber o mais cedo possível e pagar o mais tarde possível.
*
*• Importância do fator tempo em qualquer análise que envolva capitais (o tempo tem valor - juro).

 

....... veja o seguinte ficheiro e fique esclarecido .....  

                        O valor atual.v1.pptx (721,9 kB)