Contabilidade, Fundamentos e Elementos

06-12-2012 23:27

1) Objetivos da Contabilidade:

Os leigos associam geralmente à palavra contabilidade a ideia de contas, de livros onde se escrituram as operações de vida comercial, de procedimentos destinados ao apuramento do resultado, do que ganhou ou perdeu uma empresa/instituição.

Contabilidade é um modo de registo, que permite expressar de forma clara e concisa as alterações ocorridas em determinado património, visando fornecer informações, com vista, entre outros aos seguintes objetivos:

     - Conhecer com exatidão a situação patrimonial;

     - Determinar a posição devedora ou credora da empresa em relação aos que com ela transacionam;

     - Analisar as condições de exploração da atividade exercida, explicitando a natureza do resultado obtido (ganho ou perda);

     - Apurar o custo dos bens e/ou serviços vendidos.

#Pode-se definir contabilidade como a ciência que tem por objetivo o conhecimento do património de qualquer empresa em qualquer momento no seu triplo aspeto: quantitativo, qualitativo e valorativo e tem por fim a análise  da situação económica da empresa com vista a uma gestão racional.

#As informações da contabilidade são do maior interesse e utilidade para aqueles que gerem, administram, dirigem as unidades económicas, pois permite-lhes uma compreensão da marcha da gestão e uma escolha de decisão capaz de corrigir e melhorar aspetos da atividade exercida. A mesma informação beneficia entidades alheias que com ela têm relações comerciais, ex: Administração fiscal, serviços de estatistica, clientes, fornecedores, colaboradores .....

2) Noção de Património:

    2.1 - Composição e Valor

    # Toda a unidade económica para exercer a sua atividade, necessita de um certo volume de valores, ou seja, de máquinas, edifícios, mercadorias, dinheiro e outros.  Este conjunto de valores constitui o património ATIVO (Bens e Direitos), no entanto, no decurso da sua atividade estabelece relações que originarão um conjunto de novos direitos e obrigações (PASSIVO). Ao conjunto de bens e direitos (ATIVO) e obrigações (PASSIVO) constituem o património liquido da empresa. (Todos os elementos do património têm carater pecuniário: são susceptiveis de representação monetária)

    # Num património há a considerar dois aspetos distintos:

         - A sua composição ( conjunto de elementos patrimoniais heterogéneos, sua natureza distinta)

         - O seu valor (ATIVO = valores positivos; PASSIVO=valores negativos) - O valor do património liquido resulta da soma algébrica destas duas classes.

    # Á expressaão numérica do valor do património chama-se Situação Líquida, Capital Próprio, ou Património Líquido)

        

    Sendo a situação líquida dada pela diferença entre ativo e passivo, e vistas que foram as noções deste últimos, facilmente se deprende que ela reperesenta o conjunro de valores que pertenecem efectivamente ao proprietário da empesa, ou seja, repersenta os direitos deste último sobre as propriedades da mesma. Em termos monetários a situação líquida ou capital próprio de um dado momento repersenta o valor que o proprietário da empresa teria direito a receber se cessasse a sua atividade. liquidadndo o património (do ponto de vista contabilistico), nesse momento.

        # Três casos podem ocorrer em dada situação patrimonial

        1 - O ativo é superior ao passivo, havendo um excesso de valores ativos sobre os passivos. Beste caso a situação líquida diz-se ativa. é o mais frequente e representa o capital próprio.

        Esquematicamente:  A>P = SL ativa, A=P+SL              A= ATIVO; P=PASSIVO; SL=SITUAÇÃO LÍQUIDA

        2 - O ativo e o passivo têm o mesmo valor, não havendo, neste caso, situação líquida, ou seja, ela e nula.

        Esquematicamente:  A=P = SL nula, A=P              A= ATIVO; P=PASSIVO; SL=SITUAÇÃO LÍQUIDA

        3 - O ativo pode ser inferior ao passivo.Neste caso existe um excesso de valores passivos sobre ativos (deve-se mais do que se possui e se tem a receber). Logo, a situação líquida dize-se passiva e é considerada negativa. (A empresa está em falência técnica) 

        Esquematicamente: A<P = SL passiva, A+SL=P              A= ATIVO; P=PASSIVO; SL=SITUAÇÃO LÍQUIDA