Análise de Investimentos

06-12-2012 01:01

 

Existem muitas formas para financiar uma empresa. As formas de financiamento são distintas umas das outras. Existem aspetos muito importantes na seleção dos mecanismos de captação recursos. Possuir conhecimento destes fatores é uma forma de tomar decisões mais conscientes.

Vamos abordar aspetos relacionados com a entrada desses fundos que capacitam a empresa a investir ou a iniciar atividade. Existe ainda outro motivo para apresentar aqui um artigo mais  técnico e um pouco fora da simplicidade com que gosto de abordar os temas. Investir em ações sem olhar para as demonstrações financeiras das empresas é como jogar no escuro.

Balanço

É umA peça financeira fundamental, o balanço. O balanço é uma demonstração da situação da líquida da empresa. É uma fotografia,  por assim dizer do saldo das contas. Através deste documento é possível efetuar a avaliação de uma empresa (ponto de vista de liquidação) onde o valor se obtém pela diferença entre ativo e passivo.

Muitos rácios financeiros podem ser obtidos através das informações constantes neste documento.

 

      Aplicações = Ativo; Recursos = (Capital Próprio + Passivo)

 

O balanço pode tomar várias formas, mas a mais compreensível é aquela onde é visível o equilíbrio:  ativo = Capitais Próprios + Passivo.

Esta igualdade encontra-se em todos os tipos de balanço!

Aplicações

Na coluna das aplicações são registados todos os direitos da empresa, assim podemos aqui encontrar ativos fixos como imóveis, equipamento. Saldos de contas a receber, seja de clientes ou Estado. Também é onde estão registados os depósitos bancários.

Recursos

Os recursos estão registados as obrigações. Os passivos não são mais do que empréstimos e dívidas da empresa. Os capitais próprios são as entradas do sócios ou acionistas, reservas e resultados transitados (lucros ou prejuízos de anos anteriores). Pois é neste aspeto que queria focar, pois uma coisa é obter financiamento através de passivo outra é através de capitais próprios.

Capitais próprios

O financiamento através dos capitais próprios é efetuado através de aumento de capital. Esta operação pode originar a cedência do controlo da empresa, caso quem invista consiga obter mais do que 50%. Quando se efetua um reforço dos capitais próprios é como se estivesse a vender parte da empresa, se a empresa tem um potencial de valorização oferece oportunidades de investimento apetecíveis.

Ao contrário do que muita gente pensa, muitos investidores não pretendem obter dividendos ou distribuição de resultados no futuro, o que esperam é que o valor da empresa cresça e se possam obter uma mais valia na alienação (venda da participação).

Passivo

Os empréstimos efetuados pela empresa tem um custo financeiro, que é beneficiado fiscalmente, no caso da existência de pagamento de juros. Aqui existe o custo dos capitais alheios muito fácil de calcular. Tem a grande vantagem de não manter a propriedade da empresa. Nesta parte do balanço podemos encontrar as dívidas ao Estado, a fornecedores, a sócios e a instituições financeiras.

Ativo

O ativo de uma empresa é composto pelo motor gerador da riqueza e do valor acrescentado. Estão aqui listados onde foram investidos os recursos da empresa. Equipamentos, Mercadorias, saldos de clientes, investimentos, saldo de contas bancárias e outros saldos a receber.

Vantagens de financiamento através de Capital Próprio

  • Não representa um custo financeiro
  • Pode originar apoio na gestão
  • Aumenta a capacidade de investimento

Vantagens de financiamento através de  Passivo

  • Não cede propriedade da empresa
  • Os juros e custos associados são dedutíveis no apuramento do IRC
  • Criação de valor para os proprietários

Conclusão

No momento da tomada de decisão e seleção é bom conhecer as vantagens de cada uma das possibilidades, contudo não podemos comparar o incomparável, pelo menos de uma forma superficial. Comparar microcrédito com capital de risco torna-se num exercício complicado, pois são formas distintas de financiamento.

Para cada negócio ou empresa existirão fontes de financiamento mais adequadas, individualmente ou conjugadas, todas podem ser uma opção.