Para que serve a contabilidade?

08-12-2012 09:39

Contabilidade como sistema de informação:

 

" Contabilidade é a técnica do cálculo e do registo das operações comerciais ou financeiras realizadas por uma pessoa, sociedade, empresa ou repartição do Estado"

 

As funções da contabilidade são quatro:

  • Função de registo
  • Função de controlo
  • Função de avaliação
  • Função de previsão

A contabilidade tem como finalidade fornecer informações relevantes sobre o património (composição e variações) de uma determinada pessoa ou entidade. Essas informações são seu interesse, pois permite-lhe obter um conhecimento realista da sua situação económica e financeira e tomar decisões com base em dados objectivos.

Por vezes os gestores tomam decisões erradas porque não possuem um conhecimento realista e objectivo da situação patrimonial da empresa.

Por exemplo, os gestores têm de saber qual é a sua estrutura de custos, o valor das margens dos produtos que a empresa comercializa, o impacto nos resultados de um aumento ou descida dos preços, etc. Sem informação precisa, as decisões de gestão falham.

No entanto, a informação produzida pela contabilidade não é relevante apenas internamente. Uma empresa não existe isoladamente, está inserida num determinado sector e estabelece relações a vários níveis com outros agentes económicos (clientes, fornecedores, bancos, Estado, etc.). 

Também a essas entidades exteriores a contabilidade da empresa é essencial pois permite-lhes saber se a empresa tem condições de cumprir as suas obrigações, sejam elas de fornecer os seus serviços ou produtos a tempo e na melhor qualidade, seja pagar as suas dívidas, cumprir com as suas obrigações fiscais, entre outras informações relevantes.

Internamente a contabilidade deverá ser capaz de responder a um vasto leque de questões fundamentais para a tomada de decisões, tais como:

  • Qual é o produto mais rentável?
  • Quanto custa produzir um bem ou serviço?
  • Como podemos projectar os resultados de acordo com os vários cenários que se nos apresentam (por exemplo qual é o nível de produção e venda que nos permite obter determinado resultado)?

Ao longo do tempo de vida de uma empresa a contabilidade permite-nos estabelecer padrões, saber quais as variáveis com mais impacto no resultado, saber quais os aspectos que requerem mais atenção. Podemos inclusivamente dizer que a contabilidade é o livro de uma empresa onde tudo fica registado e a sua leitura permite tirar conclusões úteis, que se bem geridas garantem a sua continuidade.

Na área da contabilidade é frequente ouvir nomes de vários intervenientes e executantes:

  • Guarda-livros: Indivíduo encarregue de fazer a contabilidade, principalmente o registo, dos factos patrimonialmente relevantes. Actualmente corresponde ao técnico de contabilidade ou administrativo;
  • Contabilista: O perito em contabilidade, normalmente uma pessoa que adquiriu conhecimento contabilístico através da experiência;
  • Técnico Oficial de Contas (TOC): "é um profissional responsável pela planificação e organização da contabilidade que possui uma responsabilidade técnica, contabilística e fiscal. A profissão de TOC está regulada por lei e inserida numa Ordem que rege os princípios orientadores da sua execução. O TOC serve de ligação entre as instituições privadas e o aparelho fiscal." (Newgest)
  • Controller: É o responsável pelo planeamento e controlo de gestão. Tem como missão medir e analisar o desempenho de uma organização no que à consecução dos seus objectivos estratégicos diz respeito. O controller é também responsável pela introdução de medidas correctivas e pela protecção dos activos da organização;
  • Director Financeiro: É o responsável por toda a função financeira. Tem como missão assegurar o financiamento da actividade da empresa, optimizar a afectação de recursos financeiros, supervisionar a contabilidade e assegurar o controlo interno.

Os dois primeiros profissionais desta lista são os que trabalham a contabilidade, executam os registos, fazem os apuramentos, elaboram os mapas, etc. Os dois últimos usam o trabalho dos primeiros para a interpretação da informação produzida pela contabilidade e à tomada de decisões.

 

Em suma, a contabilidade é um sistema de informação de gestão que serve a própria entidade e os stakeholders que com ela se relacionam. Longe de ser uma mera obrigação legal das sociedades, a contabilidade tem hoje um papel muito importante na tomada de decisão de gestão.

 

Informação retirada do Portal de Gestão, deixo aqui o link de um sitio que devem consultar:

https://www.portal-gestao.com/gestao/contabilidade/item/6437-para-que-serve-a-contabilidade?.html