Bases de Mensuração IAS/SNC

06-12-2012 01:15

 

Bases de Mensuração óptica Os ativos são registados: Os passivos são registados:
Custo Histórico Custo Pela quantia de caixa, ou equivalentes de Caixa paga ou pelo justo valor da retribuição dada para os adquirir no momento da sua aquisição Pela quantia dos proveitos recebidos em troca da obrigação, ou em algumas circunstâncias, pelas quantias de caixa, ou de equivalentes de caixa, que se espera que venham a ser pagas para satisfazer o passivo no decurso normal de negócios.
Custo Corrente Pela quantia de caixa ou de equivalentes de caixa que teria de ser paga se o mesmo ou o ativo equivalente fosse correntemente adquirido. Pela quantia não descontada de caixa, ou de equivalentes de caixa, que seria necessária para liquidar correntemente a obrigação.
Valor Realizável (de liquidação) Valor Pela quantia de caixa, ou equivalentes de caixa, que possa ser correntemente obtida ao vender o ativo numa alienação ordenada. Pelos seus valores de liquidação. As quantias não descontadas de caixa e equivalentes de caixa que se espera que sejam pagas para satisfazer os passivos no decurso normal de negócios.
Valor Presente Pelo valor pesente descontado dos futuros influxos liquidos de caixa que se espera que o item gere no decurso normal dos negócios Pelo valor presente descontado dos futuros exfluxos líquidos de caixa que se espera que sejam necessários para liquidar os passivos no decurso normal dos negócios.
Justo Valor Quantia pela qual um ativo poderia ser trocado entre partes conhecedoras e dispostas a isso, numa transação em que não exista relacionamento entre elas. Quantia pela qual um passivo poderia ser liquidado, entre partes conhecedoras e dispostas a isso, numa transação em que não exista relacionamento entre elas.